YOGA

Sobre a prática

A prática de yoga é a ciência que ensina a ir para dentro, rumo à verdadeira essência. Através de técnicas e práticas que nos ajudam a sintonizar com o nosso centro, que catalisam o processo de transformação, libertação mental e emocional, recuperação de poder pessoal e expansão de consciência. O Ser essencial vai desabrochando, e o resultado é uma vida mais plena, com mais saúde, harmonia e equilíbrio. Determinação, dedicação, disciplina e devoção são fundamentais para que a prática se enraíze, e o coração se abra ao êxtase do amor universal.

Liberdade para se Ser, autêntico e genuíno. Liberdade para amar e ser feliz.

Raquel Matos

Ashtanga Yoga

O método de Ashtanga Yoga caracteriza-se por ser um tipo de Hatha Yoga dinâmico com foco na respiração, que se tornou popular através dos ensinamentos de Sri K Pattabhi Jois. É um sistema de Vinyasa (coordenação da respiração com os movimentos) que se divide em 6 séries, a primeira série, a intermédia e a avançada (ABCD).
Tradicionalmente a prática de Ashtanga Yoga faz-se 6 dias por semana, com 1 dia de descanso.

A primeira série ou Yoga Chikitsa (Yoga terapia) tem como objectivo iniciar o processo de desintoxicação e purificação do corpo, e da mente. Com a prática regular o praticante vai tonificando o corpo, tornando-o mais forte e flexível. O foco na respiração e nos movimentos permite melhorar a coordenação motora, a capacidade respiratória e a concentração, diminuindo os níveis de stress e ansiedade.

A segunda série ou Nadi Sodhana tem como objectivo purificar o sistema nervoso, através da purificação dos canais energéticos chamados Nadis.
Por último, a série avançada ou Sthira Bhagah Samapta, requer elevados níveis de concentração, flexibilidade, devoção e entrega, que se manifestam pela integração da força e beleza da própria prática.

As aulas Mysore ou auto-prática, são aulas onde os alunos fazem a sua prática pessoal, individualmente e ao seu ritmo, em contexto de grupo e com a ajuda personalizada do professor. Na aulas Mysore, o aluno adquire auto-suficiência, maior concentração e interiorização.
Nas aulas guiadas, o grupo pratica a sequência ao mesmo ritmo, sob orientação do professor. Este faz a contagem em Sanscrito dos Vinyasas. São aulas onde o aluno solidifica a memorização da sequência e ganha ritmo na sua prática.
Segundo a tradição do KPJAYI, não se praticam asanas (posturas de yoga) nos dias de Lua Cheia e Lua Nova.

Marca a tua primeira consulta!

Inicia a tua viagem de transformação.