Círculo de meditação online

A meditação é a prática que nos ajuda no processo de virar a nossa atenção para dentro, para o nosso interior.
Vivemos tempos onde os estímulos e as demandas do dia-a-dia nos levam cada vez mais a atenção para o exterior, para a correria da agenda e dos compromissos. Por falta de conexão com a profundidade que existe em nós e pelos condicionamentos da nossa mente, acabamos por viver vidas supérfluas, que muitas vezes nada têm a ver com a nossa verdade interior.
A vida como hoje a conhecemos é muito complexa e exigente. Atender e integrar toda essa complexidade acarreta muitas vezes ansiedade, stress, dependência e alterações em como vivemos as relações. A meditação é um sistema de treino excelente para enfrentar o sofrimento mental, as frustrações do presente e as preocupações do futuro.

A meditação é mais do que uma técnica, é uma atitude perante a vida, um estado de atenção amplificado que permite viver a vida com uma maior riqueza e profundidade.

Raquel Matos

Cada vez mais são as pessoas que se deparam com o vazio interior, com a falta de sentido e profundidade. A meditação, através de exercícios simples e neutros, que funcionam como um “ginásio da mente”, ajuda a orientar a consciência para estados aprazíveis e equânimes, a partir dos quais é possível aceder à lucidez e à compaixão que existe dentro de nós.
Esta técnica tem as suas raízes no oriente, mas nos últimos anos tem sido muito difundida no ocidente. São cada vez mais os estudos que comprovam os seus benefícios.

O ser humano está condicionado pelas suas próprias projeções, que confunde com a realidade objectiva. A prática assídua de meditação acelera o processo de descondicionamento da mente reactiva, trazendo a tomada de consciência das raizes das acções e dos processos internos. O acto de despertar consiste em acordar do sonho das projecções e dos domínios do inconsciente.

Benefícios
  • Redução de stress e ansiedade
  • Redução de medos e fobias
  • Aumento de bem-estar psicológico e de auto-estima
  • Melhor aproveitamento intelectual e académico
  • Aumento da serenidade e sensibilidade
  • Maior lucidez mental

O despertar é um processo de desmascarar-se a si mesmo. Só assim o verdadeiro amor e compaixão por si mesmo e pelos outros, poderá começar a fluir.

Raquel Matos